Formação

Palestra: Dra. Filó prega sobre Deus Pai
Palestra: Dra. Filó prega sobre Deus Pai

Deus é um Ser espiritual, perfeitíssimo, incapaz de fazer o mal. Eterno, não teve princípio e não terá fim. Ele criou todas as criaturas visíveis e invisíveis (anjos) que existem fora do nada. Criou o mundo belo, ordenado, conduzido por leis que o mantém. 

O Credo, símbolo da fé dos apóstolos, inicia falando de Deus Pai criador de tudo. Mas como podemos conhecer melhor esse Deus como Pai? Como relacionar-se com ele em dias tão conflituosos? É o que você lê e aprende a seguir, neste trecho da palestra de Dra. Filó, intitulada “Deus Pai”.

Hoje eu quero conversar com vocês sobre uma passagem do Evangelho de João. Que todo mundo já ouviu tantas vezes, mas eu quero chamar a atenção para alguma coisa que Jesus diz aqui. A passagem está em João 1, 35. Toda vez que vamos ler algo na bíblia é preciso situar esse trecho. Nessa época, Jesus ia começar a fase de pregação. E quem antecedeu Jesus foi João Batista. 

João Batista estava sentado com os discípulos dele. É assim que a história começa. “    No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram onde ele morava permaneceram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima.” (Jo 1, 35-39). Foi João Batista que apontou Jesus e disse “Eis o cordeiro de Deus!”. 

Se vocês observarem, Jesus fala três verbos: “Vinde, vede e (...) permaneça”. Então esse é o convite de hoje: Vinde, vede e permaneça. Eu fiquei vendo aquela quantidade de gente aqui e, às vezes, a gente tem a impressão de que vem ao grupo por alguma razão. “Eu vim porque uma amiga me chamou”, “eu vim porque eu preciso tanto de um emprego”, “eu vim porque terminei um namoro”, “eu vim porque aconteceu alguma razão”. A gente se engana! Nós viemos porque antes fomos visitados por Deus. Cada um de nós recebeu a visita dele. Pode não ter percebido, mas recebeu. Ele foi lá ao seu coração e disse “preciso de você lá na igreja!”. Sabe por quê? Porque Deus quer derramar um oceano, um mar de bênçãos na vida de cada um. Não é só aquela coisinha que você quer pedir não. Ele quer dar além do que você nem pode imaginar. E sabe por que nós não conseguimos receber? Porque estamos com o coração fechado. Então eu quero pedir para vocês a partir de agora: abram o coração. Não tem jeito de Deus derramar se eu abro só uma portinha. Ele quer dar o mar inteiro e eu estou com aquele copinho de café. Se você estiver com o coração todo aberto, receberá muito.

E outra coisa que eu quero dizer. Jesus disse assim “quando dois ou mais estiverem reunidos, eu estarei no meio deles”. Então Jesus está aqui agora, não duvidem disso. Porque está escrito na palavra! Ele está andando aí, passando a mão na cabeça de muita gente. Agora, não adianta Jesus estar no meio de nós. Ele tem que estar é dentro de nós. Estão entendo a diferença? É preciso que você abra o seu coração, porque se ele não estiver dentro de você ele não pode fazer nada. Porque ele é muito doce, ele não vai te invadir. Ele não vai falar assim “sai pra lá que eu estou entrando”, jamais! Ele só entra se convidado. Então aproveitem para abrir o coração, para o que ele tem para dizer daqui pra frente. 

Bem, então ele disse “Vinde”. Vocês vieram, foram todos convidados. Outros também foram, mas não vieram. Então o primeiro verbo vocês cumpriram. O segundo é “veja”. Senhor abra meus olhos! Mas não é esse da face não, são os olhos do espírito para que eu possa entender o que o senhor quer e aí permanecer. Bem, Jesus vem dizer pra gente assim “você sabia que Deus tem uma proposta de vida para cada um de vocês?”. Vocês têm noção de qual é esse proposta? A proposta é de ser filho de Deus. 

Vocês têm noção do que significa ser filho de Deus? Essa é a proposta. Deus deseja uma família de filhos. Qualquer filho? Não, um filho amado. Então, qual é a novidade que Deus vem trazer para o mundo? “Aqui você tem um Pai”. Qualquer Pai? Não. Um pai que perde o juízo por você. Um pai que você pode falar assim: “paizinho, me acode!?” e ele responde: “O que você deseja, minha flor!?”.  

O que nos falta? Primeiro, nós não o conhecemos. Por que não conhecemos? Porque nós nunca temos tempo. A gente nunca estuda a palavra, a gente não tem tempo de oração, de silenciar. Então a gente só vai ter intimidade, tempo para chama-lo de paizinho, se eu o conhecer. Se não eu não tenho essa intimidade para chegar diante dele. 

É um Pai amoroso, um pai que não tem limite. E você vem aqui para pedir um “negocinho” desses? Você não tem noção do que ele vai te dar! Nós temos um modelo de filho que é Jesus. Vamos dar conta de ser filhos somente se o Espírito Santo de Deus estiver conosco. E Jesus que nos falar: “estejam com o Pai, assim como eu estou”. 

Jesus vivia com o Pai em perfeita comunhão. Quantas vezes Jesus sumia para rezar sozinho? Inúmeras vezes. Ele pediu opinião ao Pai em tudo o que ele ia fazer. Antes de escolher os 12 apóstolos, passou a noite em oração. E nós vamos fazer qualquer coisa e nem perguntamos a opinião. Mas, depois que acontece, a gente apresenta pra ele (...). 
 
Adquira e acompanhe a continuação dessa palestra, em CD ou DVD, na loja NSRainha.
Horário de funcionamento: 
- Segunda a sexta-feira, de 9 às 21h;
- Sábado: 9 às 19h;
- Domingo: 9 às 21h.

Dra. Filó
Filomena Camilo do Vale é pediatra. Semanalmente, realiza palestras na Paróquia Nossa Senhora Rainha. “Não tenho nenhuma formação especial para ser evangelizadora. Apenas falo do que experimento nessa caminhada diária com Jesus ressuscitado”, afirma. O Grupo de Oração, com presença da Dra. Filó, é realizado às terças-feiras, a partir das 19h30. Na primeira terça-feira de cada mês, no entanto, a comunidade participa da Celebração Eucarística e não há momento de pregação com a médica.
 


  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
Área do Dizimista:

Paróquia Nossa Senhora Rainha

Rua Modesto Carvalho Araujo, Nº 227 Bairro Belvedere - Cep: 30.320-410 Belo Horizonte / MG Telefone:(31) 3286-3034

Desenvolvido por
ConsulteSistemas