Dízimo
O Dízimo é um compromisso solidário com a Igreja de Cristo. É um ato de fé, gratidão e amor à evangelização!
A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja:
Dimensão Religiosa e Eclesial
O dizimista celebra e se compromete com a comunidade. Para o dizimista, a comunidade é a extensão da sua casa. Com alegria, contribui para que a celebração litúrgica seja realizada. Ajuda a sua paróquia a cumprir com os compromissos financeiros e a ampliar os espaços de evangelização, a partir da construção de novas igrejas e salões comunitários. Ser dizimista é cultivar o sentimento de pertença
Dimensão Missionária
O dizimista colabora com a evangelização. O seu testemunho anima a comunidade de fé, pois apresenta Jesus vivo, ressuscitado no meio de nós. Com o seu dízimo, as paróquias podem organizar momentos formativos e de catequese que promovam o aprofundamento da comunhão e da partilha, sustentando as pastorais e capacitando os ministros ordenados, leigos e leigas para a missão.
Dimensão Caritativa
O dizimista é solidário. Tem compaixão e se dedica a cuidar daqueles que sofrem. Seu gesto de amor permite que saia de si e vá ao encontro do outro. Ele acolhe, afaga e percebe que não pode ser indiferente ao sofrimento das pessoas e de toda a criação. Com o seu dízimo, a Igreja dá continuidade à missão de Jesus Cristo no cuidado com os pobres. As paróquias destinam uma porcentagem do dízimo recebido para ações sociais e projetos de transformação e promoção humana.